domingo, 6 de setembro de 2015

Você nunca saberá

Apenas olhe na direção do Oeste e encontrará um amigo

É possível imaginar que já houve uma cidade dividida por um muro? Com um dos lados completamente isolado do outro. Que esta divisão em si durou por mais de quarenta anos, ainda que o muro em si seja um pouco mais novo, com quase trinta é que veio a cair.
Os anos 80 do século XX foram profícuos em contar histórias sobre essa divisão. Poucas não são as referência a respeito dessa divisão pelo lado ocidental – na música, nos filmes. Do oriente, onde os russos comandavam, pouco posso dizer a respeito, das terras das Palmeiras onde canta o sabiá, a flamula púrpura e azul estrelada sempre fez questão de que batêssemos continência.
Não que eles fossem melhores. Alguém que se permite fazer parte de um acordo para dividir uma nação, quebrar o espírito de um povo, não pode ser tido nunca como confiável.
Mas me peguei pensando nisso, porque a Declaração Universal de Direitos Humanos foi assinada em 1948. Não é hipocrisia pensar que enquanto ele estava sendo pensado, as Nações Unidas sendo criada, nazistas processados, quatro nações retaliaram um país e um povo como uma forma de 'educá-los' pelo que aconteceu? Lembrando que se puniu uma nação inteira, que estava consciente ou não, nascida ou não, quanto a algo que alguns decidiram. A história se repete.
E veja, será que alguma lição foi aprendida por todos os lados? Não sei, muito provavelmente que não. É só ver como as coisas estão sendo solucionadas atualmente - #greciafeelings...
O mais triste é se dar conta de que páginas de ensino e educação tratam o tema de maneira tão tendenciosa. Não houve herança para os países que fizeram a divisão, não se herda aquilo que nunca foi ou nunca será seu.. E outra nunca vivenciamos um regime efetivamente socialista ou comunista. A proposta teórica do socialismo não foi cumprida no que foi o governo russo pós revolução até o início da década de 1990. Notem que não digo que é uma coisa boa, apenas que não existiu.
Importante rememorar que países europeus onde há uma melhor qualidade de vida se espelharam em ideias socialistas e o estado do bem estar social é bem inchado e efetivo.
A História não pode ser contada unicamente pelo lado do mais forte, este não é o único caminho ou a única visão. Precisamos falar para além dele.

Pensem, contestem e opinem, esta é a mensagem que deixo para vocês neste início de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário