segunda-feira, 28 de setembro de 2015

De ecos e egos

Porque quando o diabo grita, alguns vão atrás.

Você já ouviu a história sobre Eco? Uma linda ninfa conhecida por ter uma bela fala e ser muito prolixa, querendo sempre dar a última palavra. Foi condenada por Hera a somente falar após o outro começar e a partir daí só dar a última palavra. Resumidamente, é isso. Mas o que ela tem a ver com Ego?
Ego poderia também ser uma ninfa, não é mesmo? Condenada a sempre pensar em si mesma e nada além do seu umbigo. Com o tempo perdeu amigos, virou praticamente a rainha do nada e do lugar nenhum – auto proclamada como tal. Mas do que adianta um reino sem súditos? Sem ter quem lhe ouça, mesmo que errada ou certa.
Teria muita gente por aí nessa mesma sina. E o pior, é uma muito comum de se notar. Todos nós sofremos como Ego. Sofremos? Alguns não, porque seu ego é inflado pelo fato de ser 'alguém', uma pessoa conhecida, um modelo a ser seguido. Será mesmo? Em maior ou menor escala, trazemos um pouco dela em todos nós. Parece que piora a medida que ficamos mais intelectualizados, mais ou menos, pois outros preferem a companhia da prima dela: Modéstia ou do primo Afeto. Porém, esses são bem poucos.
Vemos que em Eco há somente a última palavra repetida, enquanto Ego, apenas uma palavra é possível de ecoar em sua própria alma: Eu. A ninfa grega morre por não poder se corresponder por quem se apaixona. A ninfa moderna, por sua vez, talvez jamais se dê conta que se transformando em pedra por não se ver no outro.
Da mesma forma, como Eco e Ego compartilham uma condenação em comum, também somos nós levados a repetir desses mesmos erros. A Solidão é a companheira que aparece, ainda que indesejada por ambas. Eco por não saber mais se comunicar para além da última palavra, enquanto Ego não vê além de sua própria opinião.
A infelicidade é somente o que resta a quem quer abraçar a Ego com febril paixão, enquanto repetidamente quer ser o último a ter razão.
Pensem, contestem e opinem.

Nota:
Eco é realmente um mito grego que se relaciona aos amores e escapadas de Zeus, ao ciúmes de Hera e a Narciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário